A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina teve um crescimento de 6,87% no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022.

A alta catarinense é superior à média nacional que foi de 6,38% e a maior entre os estados do Sul, PR (6,11%), SP (0,35%) e RS (2,61%). Segundo os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), passaram pelos portos do estado, 29,3 milhões de toneladas, o que representa 4,77% do total nacional.

Crescimento dos portos

“Santa Catarina tem uma logística como poucos estados. E agora, com os investimentos públicos e a prioridade que o governo vem dando ao setor, temos tudo para seguir batendo recordes”, disse o governador Jorginho Mello.

“São dados importantes e que só revelam que os portos administrados pelo Estado e pela iniciativa privada seguem performando positivamente, fruto de um melhor planejamento de gestão”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

As linhas de longo curso movimentaram 21,2 milhões de toneladas, sendo 42,2% de importações e 57,8% exportações. A China é o principal destino e a principal origem das cargas.

Outro destaque dos portos de Santa Catarina é a movimentação de contêineres, que representa 21,7% do país, e com 1,2 milhão de TEUs, registrou um crescimento de 3,12% em relação ao primeiro semestre de 2022.

No balanço do primeiro semestre, o estado também manteve dois portos entre as maiores movimentações de contêineres do Brasil, com a Portonave em segundo lugar com 666.611 TEUs e o Porto Itapoá, em quarto lugar, com 499.407 TEUs.

Entre os portos de Santa Catarina, São Francisco do Sul lidera o desempenho com 7,5 milhões de toneladas. Portonave vem em segundo lugar com 7,4 milhões, Itapoá em terceiro com 5,2 milhões, Imbituba em quarto com 3,7 milhões e Itajaí em quinto com 185 mil toneladas.

Desempenho em toneladas

Fonte: Folha Babitonga

Leia também:

Voltar para o blog