Com o objetivo de aumentar as regiões atendidas e a velocidade de entrega, o redespacho é uma ótima alternativa no transporte. 

Mas o que é essa contratação e quais as vantagens dessa contratação para as empresas? Confira no texto abaixo!

O que é

Redespacho nada mais é do que uma contratação que acontece dentro da logística de distribuição. A transportadora contrata outra empresa para realizar uma parte do serviço.

Com ele, é possível reduzir o tempo de entrega e ampliar o atendimento para regiões mais remotas. Muito vantajoso para longas distâncias, pois mesmo que a transportadora não consiga entregar em determinada região, a outra empresa contratada garante a entrega. 

Essa contratação pode ser feita para o início, meio ou final da rota e todo o processo precisa ser registrado por meio dos documentos exigidos por lei.

Como funciona

Para entender como funciona o redespacho, é preciso entender os termos utilizados no processo. 

  • Redespachante: é a empresa contratante, a transportadora responsável pela entrega. Caso ocorra algum problema durante o processo de envio, é responsabilidade da redespachante garantir a entrega.
  • Redespachada: a empresa contratada pela transportadora para realizar a coleta nos pontos acordados. Ela possui apenas uma relação jurídica com a redespachante.

O processo de redespacho acontece da seguinte maneira:

  • A redespachante (transportadora A) coleta os pedidos na sua empresa, fazendo o transporte da cidade 1 até a cidade 2, onde a redespachada embarca as mercadorias;
  • A redespachada (transportadora B) percorre o trajeto da cidade 2 até a cidade 3, ou outros locais, e realiza a entrega para o cliente final, concluindo a operação.
Redespacho

Não necessariamente a redespachada realiza o processo de entrega ao destinatário, ela pode fazer o transporte no início ou no meio do trajeto também. 

Redespacho intermediário

No redespacho intermediário, uma terceira transportadora entra na operação para realizar um trecho intermediário e o transporte passa a ser dividido em 3 etapas.

  • A redespachante (transportadora A) coleta os pedidos na sua empresa, fazendo o transporte da cidade 1 até a cidade 2, onde o intermediário fará o embarque;
  • A redespachada intermediária (transportadora B) realiza o transporte da carga da cidade 2 até a cidade 3, onde a última etapa se inicia;
  • A redespachada (transportadora C) faz o transporte da cidade 3 até o destino, finalizando a operação.
Redespacho Intermediário

Essa contratação geralmente é utilizada quando a redespachante não realiza uma boa parte do trajeto e a redespachada só atende uma determinada região. Nesse caso, a terceira empresa contratada, irá realizar a ligação entre elas.

Vantagens do redespacho

Quando bem integrado ao fluxo logístico, o redespacho traz inúmeras vantagens para as empresas, inclusive a fidelização de clientes.

Confira algumas delas:

Ampliar a área de cobertura

A principal vantagem do redespacho é a ampliação da área de cobertura da transportadora. Pois mesmo que a redespachante não atenda determinada região, a redespachada atenderá. Isso evita cancelamentos de pedidos e garante a satisfação do cliente.

Otimização das entregas

Com mais uma empresa no processo, é possível realizar vários trajetos ao mesmo tempo, agilizando as entregas e entregando mais em menos tempo.

Otimização de custos

Com a contratação de outras empresas, a transportadora economiza na manutenção dos automóveis, combustível e despesas trabalhistas com os motoristas, possibilitando a otimização de custos.

Crescimento das oportunidades de negócio

Com a realização de entregas em mais regiões, a empresa consegue aumentar as oportunidades de negócio, ampliando a carteira de clientes. Com a ampliação da carteira de clientes, a transportadora atende clientes maiores, aumentando também a receita.

Qual a diferença entre redespacho e subcontratação?

No redespacho, a redespachada (empresa contratada) realiza apenas uma parte do trajeto. Enquanto na subcontratação ou terceirização, a empresa subcontratada é responsável por toda a operação, desde a origem até o destino final, não havendo divisão de responsabilidades.

Subcontratação

Fontes: Intelipost, Mutuus e Nuvemshop

Leia também:

Voltar para o blog