
Expansão portuária em SC pode elevar valor de galpões logísticos em até 40%
12 de Dec de 2024
114 visualizações
A expansão dos portos em São Francisco do Sul e Itapoá promete elevar a demanda por empreendimentos, seguindo o exemplo de Navegantes.

Os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, em Santa Catarina, estão ampliando sua capacidade operacional, o que pode impulsionar a demanda por galpões logísticos no estado e valorizar esses ativos. De acordo com Douglas Curi, sócio da Sort Investimentos, a estimativa é de uma valorização de até 40% nos próximos dois anos.
“A expansão dos portos em Santa Catarina tem sido determinante para o aquecimento do mercado de galpões logísticos. O aumento da capacidade de operação e a chegada de navios maiores criam uma demanda crescente por espaços de armazenagem e distribuição”, disse o executivo.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) autorizou o lançamento de um edital para aprofundar o canal de acesso à Baía da Babitonga de 14 para 16 metros. Com um investimento estimado em R$300 milhões, a obra permitirá a entrada de navios maiores, com até 366 metros de comprimento.
Simultaneamente, o Porto de Itapoá avança em sua quarta fase de expansão, com um investimento de R$ 500 milhões destinado à modernização de operações e equipamentos. A meta é consolidar o porto como o maior terminal de contêineres da América do Sul até 2033.
A valorização dos galpões logísticos em Santa Catarina já encontra precedentes, como em Navegantes, onde os ativos do setor tiveram uma alta de 300% nos últimos 10 anos. O crescimento do Porto de Navegantes (Portonave), que movimentou 638.476 TEUs no primeiro semestre deste ano e alcançou um aumento de 40% na produtividade, tem fortalecido o município como um importante polo logístico.
Em São Francisco do Sul e Itapoá, o crescimento dos portos deve intensificar a demanda por galpões logísticos de alto padrão, como os Triple A, que oferecem infraestrutura avançada e são projetados para grandes operações.
Fonte: Mundo Logística