A armazenagem logística é uma das principais etapas dentro do processo logístico. Quando bem executada, ela garante que a experiência de compra seja positiva, pois os produtos serão distribuídos com maior facilidade e eficiência.

O que é armazenagem logística?

A armazenagem é uma etapa muito importante da cadeia logística, podendo influenciar diversos setores, inclusive o financeiro.

É realizada através de um conjunto de processos e é responsável pela proteção, organização, conservação, alocação e gerenciamento de materiais. 

A armazenagem é fundamental para a gestão de estoques e atendimento de demandas. 

Ela garante que os produtos sejam manuseados de forma correta e segura enquanto estiverem no armazém.

Diferença entre armazenagem e estocagem

Apesar da alta confusão entre esses termos, a armazenagem e a estocagem são coisas bem diferentes.

A estocagem nada mais é do que a guarda temporária ou permanente de produtos, em um espaço físico.

Já a armazenagem é algo muito mais amplo, pois engloba todas as operações de movimentação e estoque de produtos, como o deslocamento de mercadorias, suprimentos de fábricas, etc.

Tipos de armazenagem

A armazenagem é dividida em três principais tipos: armazenagem própria, terceirizada ou contratada. 

Armazenagem própria

A própria empresa e seus funcionários, são responsáveis pela gestão e operação dos processos. Geralmente esse modelo só é utilizado quando extremamente necessário, pois acaba se tornando muito caro a contratação e treinamento dos funcionários.

A vantagem da armazenagem própria é a oportunidade de mudanças, uma vez que o armazém não precisa ficar necessariamente dentro da empresa. Pode-se, por exemplo, ter o armazém próximo a uma rodovia, agilizando o processo de transporte.

Armazenagem terceirizada

É o modelo mais utilizado no mercado, nele, uma empresa especializada é contratada para realizar os processos de armazenagem. 

Na armazenagem terceirizada, não há a necessidade da empresa dispor de mão de obra, treinamentos e espaço para armazém, pois a organização contratada já é responsável por isso.

Armazenagem contratada

Nesse modelo intermediário de armazenagem, a empresa contrata um armazém para utilizar o seu espaço. Porém, a contratação de uma equipe especializada para realizar os processos logísticos, é responsabilidade da própria empresa.

Quais as etapas da armazenagem

Assim como outros processos da logística, a armazenagem também segue algumas etapas, são elas: 

Fluxograma Armazenagem

Recebimento

Primeira etapa da armazenagem, o recebimento é responsável por realizar a conferência dos itens. Em caso de inconsistência, registros devem ser feitos.

Endereçamento

Nessa etapa é realizada a etiquetação das mercadorias, identificando qual o endereço de destino da mercadoria dentro do armazém.

Armazenamento

Depois do endereçamento, é realizado o processo de determinação de quais equipamentos serão necessários para a movimentação de itens no armazém. Iniciando o processo de destinação para a armazenagem das mercadorias. 

Separação

É o início da preparação de envio dos produtos. As mercadorias são identificadas, localizadas no armazém e levadas até a área de separação, a qual normalmente, é diferente da área de armazenamento.

Conferência

Normalmente realizado com ajuda da tecnologia, a etapa de conferência é a fase de identificação do produto através de código de barras. É por meio dela que são detectadas possíveis inconsistências.

O número de série, a validade, o lote e a fabricação são as conferências mais realizadas nesse processo.

Expedição

Nessa etapa, uma nova conferência é realizada e se tudo estiver correto, é feito o encaminhamento da mercadoria ao responsável pelo transporte, rumo ao destino final.

Caso a empresa não seja responsável pelo transporte, a expedição é a última responsabilidade dela no processo de armazenagem.

Entrega

Confirmação da entrega da mercadoria ao destino final.

Vantagens

Além de garantir a produtividade, quando bem realizado, o processo de armazenagem traz diversas vantagens, algumas delas são:

  • Aumenta a segurança dos produtos, insumos e matérias primas;
  • Auxilia a utilização correta dos recursos;
  • Garante uma localização centralizada;
  • Diminui o índice de perdas e prejuízos;
  • Maior eficácia do serviço;
  • Reduz os custos.

Leia também:

Voltar para o blog