De uns anos para cá, a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente se tornou algo bastante concreto em diferentes frentes, sejam individuais ou coletivas. Dentre elas, encontram-se ONGs e empresas de diferentes segmentos, incluindo as de transportes.

Veículos de variados portes emitem uma porcentagem muito grande de gases poluentes na atmosfera. Levando isso em conta, algumas mudanças precisaram ser feitas para que os impactos ambientais fossem reduzidos.

Uma das soluções encontradas pelo setor foi a implantação de frotas sustentáveis, pois além de ajudar na sustentabilidade do planeta, elas também mantêm a eficiência e ainda reduzem os custos de operação.

No texto a seguir, você vai compreender um pouco mais sobre essas frotas e aprender a implementar uma dentro da sua empresa. Acompanhe!

O que significa ter uma frota sustentável?

O conceito de sustentabilidade passou a ser discutido quando surgiu a preocupação com o futuro das pessoas que hoje habitam a Terra. Dessa maneira, muitas práticas e hábitos passaram a ser modificados, a fim de que as próximas gerações não fossem afetadas negativamente.

Pelo fato de ônibus, carros e caminhões terem um grande impacto ambiental, surgiu a necessidade de gerenciar esses veículos com maior consciência – e o ambiente corporativo está colaborando com isso.

No Brasil, existem leis e normas ambientais que regulam o transporte nas estradas, sendo a principal delas o artigo 225 da Constituição Federal, que diz:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Além disso, as resoluções definidas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) também devem ser respeitadas, com destaque para as de número 420, de 2004, e 3665, de 2011.

Diante de todas essas questões, maneiras de reduzir o impacto na natureza tiveram que ser desenvolvidas, sendo as frotas sustentáveis apenas uma delas. Tendo em vista que o nosso país é o quinto mais poluidor do mundo, estabelecer uma política ambiental como essa dentro das empresas de transporte é imprescindível para quem se preocupa não só com o seu futuro, mas também com o do próximo.

Como implantar e manter uma frota sustentável

Ao contrário do que muitos gestores da área podem pensar, implantar uma frota mais ecológica dentro de uma empresa de transporte pode trazer inúmeros benefícios. No entanto, as ações não podem ser feitas de formas isoladas.

Pensando em melhorias gradativas para o planeta, a sustentabilidade aplicada a uma frota tem de ser minuciosamente planejada, a fim de que nada seja feito apenas por fazer. Além disso, toda a corporação precisa estar ciente das mudanças e saber como manter as práticas em dia.

Abaixo, separamos algumas dicas importantes para que você possa ter uma também.

Pneus ecológicos

Conhecido também como pneu verde, o pneu ecológico é fabricado com menos petróleo e mais sílica, um tipo de produto menos poluente e mais durável.

Comparando-o com o pneu tradicional de mercado, o pneu ecológico apresenta várias vantagens ao consumidor, tais como:

⦁ Diminuição de até 15% na emissão de gás carbônico;
⦁ Mais segurança em pistas molhadas;
⦁ Menos ruídos;
⦁ Redução de 5% no consumo de combustível.

Manutenções preventivas

Manter a sua frota em dia é um importante hábito para se ter, pois quando um veículo está em boas condições para rodar, menos poluição ao ambiente ele gera.

Diante disso, ter uma rotina de manutenções preventivas é um meio muito eficaz para que o desempenho da frota esteja sempre alta e problemas com desgastes mecânicos sejam evitados.

Treinamento da equipe

Fazer com que sua equipe tenha consciência de todas as mudanças causadas por uma frota sustentável também é um ponto a ser analisado. Por isso, realizar treinamentos constantes é fundamental.

Comunicar uma grande mudança tem o seu valor, porém todo mundo precisa fazer a sua parte para que a empresa funcione de forma alinhada e integrada. Para isso, medidas internas podem ser criadas e repassadas aos profissionais responsáveis de cada setor.

Peguemos os motoristas como exemplo. Parte muito importante da empresa, esses profissionais, quando munidos das informações corretas, podem fazer uma grande diferença no dia a dia dos transportes. Então, reiterar para que mantenham o limite de velocidade na estrada ou desligar o veículo quando esse estiver estacionado pode ser algo pequeno agora, mas terá um grande impacto lá na frente.

E por falar em motoristas, você já leu o texto que explicamos sobre o perfil que eles possuem dentro do setor de cargas? Se não, clique aqui e confira.

Otimização de roteiros

Muitas vezes, as entregas de uma empresa são realizadas nas mesmas regiões. Logo, planejar as rotas de maneira otimizada faz com que sua frota percorra o menor trajeto possível dentro de um período de tempo.

Alguns benefícios

Agora que você já sabe como implantar e também manter uma frota sustentável, é hora de conhecer os seus benefícios tanto para o ambiente interno da empresa quanto para o externo:

⦁ Reduz as manutenções;
⦁ Aumenta a vida útil do veículo;
⦁ Diminui a emissão de gases poluentes;
⦁ Proporciona maior segurança aos motoristas, já que eles dirigem de forma mais consciente;
⦁ Maior produtividade;
⦁ Reduz os gastos com combustível.

A Transligue

A Transligue foi fundada na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, no ano 2000 e atua na área de transporte de cargas desde então.

Com estrutura para realizar toda a cadeia logística que envolve o transporte, a empresa ainda possui uma equipe qualificada e comprometida com a sustentabilidade, além de uma frota diversificada, atual.

Dentre os serviços oferecidos estão o transporte de carga fracionada e lotação, armazenagem e processo de exportação e importação de mercadorias. Em outras palavras, a empresa realiza a entrega que você precisa fazer de forma inteligente e no modal que preferir, podendo ser rodoviário, marítimo ou aéreo.

Para conhecer mais dos serviços, basta acessar transligue.com.br. Se preferir conversar direto com alguém, você pode enviar um e-mail para transligue@transligue.com.br ou ligar para (47) 3084-4001.

Voltar para o blog